segunda-feira, 24 de março de 2014

Prêmio Literário Cidade de Aragutu (Aracatu)

                              Prêmio Literário Cidade da Aragatu (Aracatu)



         Prêmio Literário Cidade de Aragutu (Aracutu)

 

(excerto da ata aprovada em reunião plenária do júri 3 de Março de 2014 e devidamente subscrita por seus  intervenientes)

O júri do Prêmio Literário Cidade de Aragutu (Aracutu) distinguiu o original “AS NOITES BRANCAS DE BRANCA DIAS” de Orlando Ferreira Barros – pseudônimo Francisco Edmeia – com o prêmio especial para a modalidade de texto dramático.

                        A decisão foi tomada por consenso.

            Motivos da premiação:

            O texto de Orlando Ferreira Barros (Portugal) revela um grande capacitamento dramático ao conseguir através dos dramas íntimos de cada personagem, desenvolver um retrato social objetivo e muito realista do Brasil colonial do século XVI.

A trama se vai desenvolvendo em vários patamares: os portugueses cuidando de sua sobrevivência, a escravização do negro africano e os trabalhos no engenho, a luta com as tribos autôctones (os tupinambás – antropôfagos) e a ainda a prática do judaísmo em terras brasileiras.

            Texto revelador de uma notável sensibilidade de mestria cênica, segue mantendo até ao fim muito suspense na ação que termina com o excelente monôlogo da protagonista, a portuguesa Branca Dias.

Juri

            José Cavalcanti Júnior (jornalista)
            Maria de Pádua Gonzalez (radialista)

            Wagner dos Santos-Santos (crítico literário)
            Crisóstomo Ruy Faria Carvalho (representante do júri) 

 

                        Cidade de Aragutu (Aracutu), 4 de Março , 2014

3 comentários:

  1. Parabéns, Orlando, pelo prémio e pelo blogue! Era de esperar que, mais dia menos dia, também irias ter o teu blogue!
    Abraço!
    David

    ResponderEliminar
  2. Meu jovem: botei-me a bricar com isto, num tango descontraído. Por inoperância, convencido do meu insucesso, ia para desistir quando me aparece a tua mensagem! Jesus, Credo! Como é que isto aconteceu? Não sei. Porra que ainda há milagres. Mas a verdade é que o blog não aparece no Google, o que só prova a minha nabice acabada.

    ResponderEliminar
  3. Tem calma, que isto de ser bloguista não é bem como borguista. Também se aprende! Ou pode ser que o google esteja atrasado.

    ResponderEliminar